Pular para o conteúdo principal

A NOSSA CASA - Nossa casa fica na Rua UM, aquela rua onde passa a linha do trem. Por isso chamamos nossa rua de "O Canto da Linha"




4º CAPÍTULO - A NOSSA CASA
Nossa casa fica na Rua "R", aquela rua onde passa a linha do trem. Por isso chamamos nossa rua de "O canto da linha". Todas as casas das três ruas são iguais. Todas as casas têm três quartos, sala, copa, cozinha, banheiro no fundo do terreiro da casa e uma coberta na saída da porta da cozinha para o terreiro. Nesta coberta fica o fogão a lenha, igual em todas as casas. Somente nossa casa tem um alpendre na frente da porta de entrada na sala. E somente nossa casa o banheiro fica dentro de casa e não no fundo do terreiro, como as outras casas. Ela tem este alpendre e o banheiro dentro de casa, porque foi construída para um dos engenheiros da empresa onde meu pai trabalha, mas ele não gostou da casa, então passaram a casa para meu pai morar, porque era o funcionário que tinha mais filhos. Todas as casas têm um quintal no fundo que a gente chama de terreiro e um jardim na frente. Nossa casa era como todas as outras. Era, porque quando meus pais tiveram o décimo segundo filho a empresa onde ele trabalha decidiu que precisava aumentar o número de quartos. Assim, minha família mudou para uma casa provisória na última travessa, até que a reforma em nossa casa ficasse pronta. Passaram-se oito meses até que a casa ficasse pronta e ai nós voltamos para a nossa velha nova casa. Velha, porque os pedreiros não mudaram em nada a frente da casa para não ficar diferente das outras. Nova, porque eles pintaram toda ela e ficou parecendo uma casa nova. Nesta reforma eles construíram mais dois quartos, transformaram a sala e a copa em um único cômodo que ficou sendo a copa. Nesta copa eles chumbaram no chão os pés de uma mesa muito grande. O tampo da mesa era de madeira, comprido e bem largo e foi feito na marcenaria daquela empresa onde meu pai trabalha. Os bancos de madeira também foram feitas nessa empresa e eram doze. Fizeram uma nova sala e construíram outro banheiro, só que fora da casa, lá no fundo do terreiro, como têm nas outras casas. Aumentaram a coberta onde fica o fogão a lenha. O muro da frente da casa eles apenas reformaram e o portão de entrada, que eh de ferro fundido, continuou o mesmo. Os portões de todas as casas também são iguais e em todos eles vêm em relevo às duas letras referentes ao nome da empresa onde meu pai trabalha "O" "M" Oficina Mineira, exceto o potão da casa do meu pai, que vinha as letras "R" "M" Rede Mineira, porque a casa tinha sido feita para um engenheiro. Assim, nossa casa continuou igual a todas as outras na fachada e nas laterais, porque por dentro nossa casa ficou diferente e maior.

(O Último Filho) Baseado em fatos reais

O CAPÍTULO 05

Comentários

PÁGINAS MAIS VISTAS

EU E OS PASSARINHOS DO MEU PAI - Pensei que os passarinhos queriam sair da gaiola para dar uma volta. Então, abri a porta de todas as gaiolas e pedi que eles voltassem antes que meu pai chegue para o almoço

A PROMESSA - Minha história começou quando a empresa onde meu pai trabalha construiu uma capela em honra a Nossa Senhora da Conceição. Isso mesmo, quando uma capela foi construída

AS GALINHAS DE DOMINGO - Todos os domingos minha mãe faz galinha para o almoço. Meu pai corta a galinha em vinte pedaços, um para cada filho. Eu sempre fico com o pé da galinha

A TRAVESSIA - Eu não sei nadar. Meu irmão me colocou em seus ombros para atravessar o rio. No meio do rio começamos a afundar. Meu irmão conseguiu se salvar, mas eu não

VENDEDOR DE PICOLÉS - Peguei o carrinho com cinquenta picolés e fui para nosso bairro tentar vender lá. Parei em frente a nossa casa. Meus irmãos ficaram perguntando o que eu fazia ali. Eu dizia que estava vendendo picolé e se algum deles quisesse teria que pagar

AS COMPRAS NO ARMAZÉM - A empresa onde meu pai trabalha tem um armazém. Eh lá que meus pais faz as compras do mês. A gente vai com um carrinho de madeira para trazer as compras

O CASTIGO DE ANIVERSÁRIO - Minha mãe me pôs de castigo, meu pai não falou nada e meu irmão não conversa comigo

A GALINHA, OS PINTINHOS, A JABUTICABEIRA E O FLAMBOYANT - Meu pai tem um galinheiro com um monte de galinhas e vários pintinhos. A jabuticabeira está do meu tamanho e o Flamboyant da altura do muro

ENGRAXANDO SAPATOS - Eu ia para a cidade e ficava no cruzamento das duas principais ruas, porque ali passava a maioria das pessoas a pé. Muitos que queriam engraxar os sapatos não acreditavam que eu seria capaz de engraxar os sapatos deles direito

O FILHO CAÇULA - Ser o filho caçula tem lá suas vantagens. Recebem mais atenção dos pais, dos tios e avôs. Obviamente recebem mais presentes e de mais pessoas. Mas não numa família de 18 irmãos